Ouça a Rádio Auxiliadora Ao Vivo

InícioEm Destaque ListaSETEMBRO AMARELO: Entrevista Com a Psicóloga Milene Maia

SETEMBRO AMARELO: Entrevista Com a Psicóloga Milene Maia

No mês de setembro é promovida a campanha mundial de conscientização e prevenção ao suicídio, o “Setembro amarelo”, e para conversar sobre a ansiedade, um dos principais transtornos mentais, recebemos em nossos estúdios nesta terça feira, 10, no programa Noticiando 105 a Psicóloga Milene Maia.

 A Ansiedade, uma emoção natural do ser humano, atinge cerca de 9,3% dos brasileiros Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o Brasil o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo inteiro.

“Setembro amarelo é o momento de falarmos sobre a saúde mental e entendermos que essas coisas são reais. Não é Frescura, não é falta de Deus’’, relatou a psicóloga. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda! ”.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

“É preciso valorizarmos a vida, pensarmos que somos importantes. Quantas pessoas se sentem mal pelo seu corpo, pelo seu jeito, isso porque querem entrar em padrões’’ … “principalmente os jovens, e vai frustrando o ser humano, e nós temos ai inúmeros casos de depressão e ansiedade, e consequentemente de tentativas ou de conseguir o ato do suicídio’’ ressaltou a psicóloga. “Infelizmente precisamos rever algumas coisas na educação dos filhos, principalmente em lidar com a frustação, ela é real e existe’’.

Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. “Depressão não é frescura, é uma doença e precisa ser tratada como uma doença’’… “se a gente tem a dor da alma, das emoções, porque não procurar um profissional certo? Buscar ajuda não é feio, é um sinal de coragem! ’’, afirmou Milene Maia.

 É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. ‘’Começa pelo não julgar, não julgar o que o outro está sentindo’’, concluiu a psicóloga. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, escutando e não julgando, mostrar que está disposto para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao profissional de saúde adequado.

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, o atendimento é gratuito a qualquer pessoa, por meio do telefone: 188chat ou e-mail.

Fonte: Assessoria com informações de https://www.setembroamarelo.com/

- Advertisment -spot_img

NOTICIANDO 105