Ouça a Rádio Auxiliadora Ao Vivo

InícioLeia MaisRetorno do calor e tempo seco deixam MS sob alerta de perigo...

Retorno do calor e tempo seco deixam MS sob alerta de perigo para baixa umidade do ar

Os dias de chuvas e frente fria foram embora e Mato Grosso do Sul volta a ser cenário de calor e tempo seco. Nesta quinta-feira (18), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de perigo para o tempo seco em quase todo o Estado.

Conforme a previsão, os níveis de umidade podem ficar entre 20% e 30/%, o que é considerado perigoso e prejudicial à saúde e meio ambiente.

Os dados Inmet indicam que o tempo seco deve se alastrar principalmente nas regiões leste, centro norte, sudoeste e pantanais de Mato Grosso do Sul. Confira no mapa:

Reprodução/Inmet

Incêndios do Pantanal retornam com o calor

A passagem de frente fria por Mato Grosso do Sul auxiliou nos combates aos incêndios no Pantanal de Corumbá, mas os focos de queimada voltaram a surgir na região com a volta do calor ao Estado.

Conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), nas últimas 24h foram registrados 6 focos de queimadas na Cidade Branca.

Os bombeiros militares de MS, com auxílio da Força Nacional, além de agentes do Ibama, ICMBio, fuzileiros navais, policiais militares e brigadistas do PrevFogo, controlaram o avanço dos incêndios e continuam na região.

Os focos voltaram a subir após quase zerarem depois de um pico de casos detectados pelos satélites do Inpe. A última atualização da Operação Pantanal dizia sobre um foco ativo na microrregião Paraguai (próximo ao Porto Maracangalha), que já estava sendo combatido com ações de controle e rescaldo.

Temperaturas

A previsão para esta quinta-feira (18) é de sol e variação de nebulosidade, com máximas acima de 30°C.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que aliado à elevação gradual das temperaturas, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos, com valores entre 15% e 35%. “Tal situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco”, informou.

Campo Grande amanheceu com mínima de 16°C e chega a máxima de 29°C nos horários mais quentes, sem chances de chuva.

Fonte: Midiamax

- Advertisment -spot_img

NOTICIANDO 105