Em Belém do Pará, há 231 anos a devoção por Nossa Senhora de Nazaré envolve os paraenses. E, nesta segunda-feira, a capital do estado acordou para prestar a última homenagem à padroeira. Milhares de devotos participaram da missa campal na Praça Santuário para agradecer e homenagear Maria de Nazaré. Após a celebração, os fiéis acompanharam em um trajeto de 800 metros mais uma edição do Recírio, que é a última romaria oficial dessa quadra nazarena.
De acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese) e a diretoria da festa Nazaré, a procissão reuniu cerca de 50 mil pessoas. A primeira procissão do retiro foi em 1859. Antigamente, era feita no domingo à tarde com a volta da imagem para a capela do palácio do governo.
Atualmente, após o percurso a imagem peregrina é conduzida até a do Colégio Gentil Bittencourt e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano todo. Durante 15 dias, Belém respirou a devoção Mariana e para 2024 o tema do filho é “Perseverar na oração com Maria mãe de Jesus”.
Edição: Cultura FM/Edgard Matsuki
Fonte: Agência Brasil