Nesta quinta-feira, primeiro dia de competições das Paralimpíadas de Paris-2024, o atleta Gabriel Araujo brilhou ao conquistar o primeiro ouro brasileiro. Ele venceu a prova dos 100m costas da classe S2 na natação, com um tempo de 1min53s67.
Além do ouro, o Brasil também conquistou duas outras medalhas: prata com Phelipe Rodrigues nos 50m livre da classe S10, seu nono pódio em Paralimpíadas, e bronze com Gabriel Bandeira nos 100m borboleta da classe S14, sua quinta medalha na carreira.
Como porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, Gabriel era um dos favoritos para a prova desta quinta-feira. Líder do ranking mundial e campeão mundial, ele começou com força, abrindo uma vantagem significativa logo nos primeiros metros. Na metade da prova, já tinha mais de três segundos de diferença dos concorrentes. Manteve o ritmo e venceu com facilidade, estabelecendo um novo recorde para as Américas.
Gabriel Araujo, que possui focomelia, uma condição congênita que afeta a formação de braços e pernas, foi apresentado à natação por um professor de Educação Física. Esta é sua quarta medalha, após três pódios nos Jogos de Tóquio 2021, onde conquistou ouro nos 200m livre e 50m costas, além de prata nos 100m costas.
Fonte: Midiamax