O santuário de Fátima, em Portugal, se prepara para receber milhares de pessoas na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio, que recorda a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na Cova da Iria em 1917. Muitos dos peregrinos seguem a pé e tanto o santuário como autoridades civis se organizam para apoiá-los.
Segundo o santuário de Fátima, centenas de grupos já se inscreveram para participar da peregrinação internacional aniversária, sendo a maior parte de Portugal. “Mas fizeram-se igualmente anunciar, junto dos serviços do Santuário, peregrinos organizados provenientes de mais de 20 países, sobretudo dos continentes europeu, asiático e americano”, diz.
A fim de proporcionar maior apoio e segurança aos peregrinos que seguem a pé, o santuário lançou, em parceria com VOST Portugal, uma plataforma e convida os guiar e responsáveis de grupos de peregrinos a se registrarem e inserirem todas as informações da peregrinação, como horários de saída, chegada, pernoites. A plataforma pode ser acessada no link mensagemdefatima.vost.pt.
“O objetivo é que GNR, Proteção Civil e demais entidades de segurança e de apoio ao peregrino na estrada, tenham acesso imediato à informação e possam monitorizar e acompanhar as peregrinações, ajudando sempre que necessário”, disse o santuário.
A Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e inclui o santuário de Fátima, a Ordem Soberana e Militar de Malta, os Servitas de Nossa Senhora de Fátima, Ca ruz Vermelha Portuguesa, a Associação Caminhos de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, VOST Portugal, IP – Infraestruturas de Portugal e Corpo Nacional de Escutas.
A GNR também deu início à operação “Peregrinação Segura 2024”, de 4 a 14 de maio, a fim de “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no santuário e zonas envolventes”.
A guarda deixou alguns conselhos para pessoas que fazem a peregrinação a pé, como andar em fila indiana, sinalizar o começo e o fim do grupo, andar no acostamento, em sentido contrário ao trânsito, sinalizar com coletes refletores, não usar fones e celulares durante o caminho, não andar sozinho à noite.
No santuário de Fátima, a partir das 14h de amanhã (9), haverá à disposição espaço de alojamento para quem chega a pé, no Posto de Acolhimento aos Peregrinos a Pé. Segundo o santuário, a unidade tem capacidade para acolher cerca de 300 peregrinos que são atendidos em ordem de chegada.
Celebrações no santuário de Fátima
Neste ano, a peregrinação internacional aniversária no santuário de Fátima será celebrada pelo arcebispo de Barcelona, Espanha, cardeal Juan José Omella.
A programação começará no domingo (12), às 7h30, com missa na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Haverá ainda outras sete missas durante o dia na basílica da Santíssima Trindade, no altar do recinto, na capela da Morte de Jesus. Será celebrado também o rosário em vários horários, haverá a procissão eucarística às 17h30.
O ponto alto da programação desse dia acontecerá à noite, com o rosário na capelinha das aparições, às 21h30, seguido da procissão das velas. Às 22h30 acontecerá a celebração da Palavra no recinto de oração, encerrando com a procissão do silêncio às 23.
Na segunda-feira (13), dia de Nossa Senhora de Fátima, a programação começará à meia-noite com adoração eucarística na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e seguirá com momentos de oração a cada hora durante todo o dia, como via-sacra, celebração mariana, missas, adoração.
Às 10h acontecerá a programação central do dia, com procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no altar do recinto de oração.
Como o dia 13 de maio marca também o aniversário da canonização dos santos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, haverá momentos de veneração dos santos na basílica de Nossa Senhora do Rosário, às 1h e às 18h.
É possível conferir a programação completa da peregrinação internacional aniversária no santuário de Fátima AQUI.
Fonte: ACI Digital