O sul-mato-grossense mal se despediu do frio e das chuvas e logo enfrentará um clima desértico para fechar o mês de abril. Uma nova onda de calor deve elevar as temperaturas até 5°C acima da média entre esta terça-feira (23) e 2 de maio. Geralmente, os termômetros registram valores amenos durante o mês.
Segundo o ClimaTempo, a origem da onda de calor está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atua como um bloqueio atmosférico. Esse sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, o que provoca as altas temperaturas.
A previsão é que nos próximos dias, uma área de alta pressão na média ganhe força sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, migrando lentamente para o leste e sudoeste do país.
“Como este sistema ficará praticamente estacionado sobre áreas do Centro-Sul brasileiro por uma sequência de dias, ele atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente”, diz o monitoramento.
Sem chuvas
Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o calor intenso. Essas condições vão favorecer o aumento das temperaturas acima da média para o outono, época em que as temperaturas geralmente caem.
“A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições climáticas mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do país”.
Ou seja, em Campo Grande, quando as temperaturas deveriam ficar mais amenas e próximas da máxima de 29°C, os termômetros podem ultrapassar os 35°C.
“Esses valores representam uma redução em relação às médias registradas em meses anteriores, refletindo as condições climáticas mais amenas típicas desta época do ano. No entanto, mesmo com essa diminuição nas médias, a ocorrência de ondas de calor, como a prevista para o final de abril de 2024, pode desafiar essa tendência”, destaca o ClimaTempo.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a semana será de pouca ou nenhuma chuva em Campo Grande, apesar da possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima nesta semana varia de 33°C a 37°C, com pico de calor no sábado (27).
Fonte: Midiamax