Mato Grosso do Sul está oficialmente em uma onda de calor. Isso significa que desta sexta-feira (16) até segunda-feira (19), os dias devem ser de muito calor, em pleno inverno. Além disso, a umidade relativa do ar na casa dos 10% forma um cenário de deserto no Estado.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para onda de calor, iniciando ao meio-dia desta sexta-feira (16) até meio-dia de segunda-feira (19). Na prática, significa que nesses dias a temperatura deve ficar até 5°C acima da média.
Importante lembrar que estamos no inverno, período em que as temperaturas deveriam estar mais baixas. Essa onda de calor pode não bater recordes de temperaturas máximas, considerando o período, mas deve ser intensificada pela estiagem.
Nos próximos dias, a entrada de uma nova massa de ar quente vai reforçar ainda mais esse cenário de tempo seco, fazendo com que a umidade siga caindo abaixo dos 20% e Mato Grosso do Sul está entre as áreas mais afetadas.
Previsão do tempo
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a umidade do ar varia de 10 a 20%, portanto, a principal recomendação é ingerir bastante água, evitar exposição ao sol e jamais atear fogo em matagal.
Campo Grande amanhece com mínima de 22°C e atinge 37°C à tarde. Os termômetros em Dourados marcam 16°C inicialmente e chegam aos 37°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem mínima de 20°C e máxima de 34°C. Em Anaurilândia, na região leste, a mínima é de 16°C e a máxima de 35°C.
Em Paranaíba, no Bolsão, os valores variam entre 18°C e 36°C; Três Lagoas, na mesma região, tem mínima de 16°C e máxima de 36°C. No norte do Estado, as temperaturas em Coxim iniciam em 18°C e sobem até 38°C.
Na região sudoeste, Porto Murtinho tem mínima de 23°C e máxima de 38°C. No Pantanal, Corumbá apresenta variação entre 23°C e 38°C, já Aquidauana tem 20°C pela manhã e chega aos 39°C nos horários mais quentes, registrando a temperatura mais alta do dia.
Fonte: Midiamax