Ouça a Rádio Auxiliadora Ao Vivo

InícioLeia MaisMato Grosso do Sul entra em emergência ambiental por risco de incêndios

Mato Grosso do Sul entra em emergência ambiental por risco de incêndios

As chuvas do início de 2025 não têm sido suficientes para repor o déficit hídrico de Mato Grosso do Sul, principalmente na região Pantaneira. Aliado à previsão de estiagem e altas temperaturas, formam cenário propício para que chamas se alastrem no período de seca.

Com a chegada do outono e o fim do período chuvoso, o governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência ambiental pelos próximos seis meses. A decisão anunciada ontem, durante evento de lançamento do Pacto pelo Pantanal, foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28).

Neste período de emergência, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) fica responsável pelo licenciamento da atividade de queima controlada e pode haver queima prescrita e preventiva.

Também fica determinada a abertura de aceiros em faixa de terreno compreendido por não menos de 50 metros de largura, de cada lado da via. Os detalhes meteorológicos, ficam descritos na seguinte nota técnica.

Pacto Pantanal

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou na quinta-feira (27) o Pacto pelo Pantanal que pretende investir R$ 1,4 bilhão na infraestrutura e conservação do bioma até 2030. O principal ponto do Pacto foi a criação do PSA (Pagamento por serviços ambientais), que vai remunerar produtores do Pantanal por preservação ambiental.

O Estado também anunciou que, neste ano, a Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) vai investir R$ 34 milhões para que o Corpo de Bombeiros atue em todo o Pantanal. Serão 177 militares do distribuídos em 11 bases, com apoio de viaturas, embarcações e aviões.

Fonte: Midiamax

- Advertisment -spot_img

NOTICIANDO 105