Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida será entronizada na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington, D.C., EUA, no dia 14 de setembro. Espera-se a participação de mais de 4 mil brasileiros numa grande peregrinação nacional.
“Será um grande ato de fé e um grande ato de religiosidade do povo brasileiro”, disse à ACI Digital o bispo de Fall River, dom Edgar da Cunha. A imagem de Nossa Senhora Aparecida “vai ficar lá como um lugar de referência para os brasileiros aqui nos EUA por gerações e gerações futuras”.
Dom Edgar da Cunha é baiano de Jacuípe (BA). Chegou aos EUA em 1978 como seminarista da Congregação dos vocacionistas. Foi ordenado bispo em 2001. Atualmente é o bispo de Fall River, no estado de Massachusetts.
Assim como no Brasil os fiéis vão em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida para pagar promessas, “agora, com a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, as pessoas poderão fazer essa peregrinação aqui em Washington”, disse dom Edgar. “As pessoas que quiserem pagar as suas promessas vão poder pagar lá, então vai se tornar um ponto de referência, um ponto de encontro, um ponto onde essa devoção pode ser alimentada e divulgada e vivida pelos brasileiros”.
Ele conta que em todo esse tempo, nunca viu um evento desse nível, que “reunisse todo o povo brasileiro” que mora no país.
Há cerca de 1,9 milhão de brasileiros nos EUA, segundo estimativas de 2022 do Ministério das Relações Exteriores. A cidade com maior número de brasileiros é Nova York, com 500 mil, seguida de Boston, que tem 390 mil brasileiros. Em 2023 foi ordenado o segundo bispo brasileiro no país, o bispo auxiliar de Boston, dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa. Há no país cerca de 65 comunidades católicas brasileiras com padres que falam português.
“Será um evento histórico, uma verdadeira peregrinação nacional porque vêm brasileiros de praticamente todo o país”, disse dom Edgar. “O povo criou muito interesse e muito entusiasmo para isso. E agora nós vamos realmente fazer um evento histórico que nunca se fez aqui nos EUA”.
O encontro dos brasileiros no dia 14 de setembro começará às 7h30 na Igreja do Sagrado Coração de Jesus de onde sairá a procissão dos estandartes rumo ao Santuário Nacional onde terá a oração do terço, palestra, missa e a entronização da imagem.
A missa será presidida pelo arcebispo emérito de Boston, cardeal Sean O’Malley, e concelebrada por nove bispos e mais de 50 padres. Dom Edgar da Cunha fará a homilia. O núncio apostólico nos EUA, dom Christophe Pierre, também estará presente. Toda a celebração será em português. A programação ainda terá um momento de louvor e adoração com a irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hessed.
“Eu creio que o maior valor de tudo isso é realmente reunir o povo brasileiro como a comunidade de imigrantes brasileiros aqui no país, e reunir isso em torno de Nossa Senhora Aparecida, que é a nossa padroeira, que todo brasileiro tem uma grande devoção e respeito”, disse dom Edgar da Cunha.
A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington começou a ser construída em 1920 e foi dedicada em 1959. É o principal santuário mariano dos EUA, com capacidade para 7,5 mil fiéis sentados. O santuário abriga mais de 80 capelas com devoções marianas de diversos países.
A basílica fica ao lado da Universidade Católica da América (UCA) cuja vice-reitora é a brasileira Duilia de Mello. Ela contou à ACI Digital que “todo brasileiro que vem aqui procura por Nossa Senhora Aparecida e não acha. Então, há dois anos membros da comunidade católica da região de Washington e Virgínia vieram conversar comigo sobre a possibilidade de falarmos na basílica sobre entronizarmos uma imagem de Nossa Senhora Aparecida lá. Foi o que eu fiz, e com êxito, já que eles estavam tentando há mais de 20 anos e não estavam conseguindo”.
“A comunidade se uniu e conseguimos levantar os fundos para construir a capelinha para Nossa Senhora Aparecida”, disse.
Como a basílica não está mais construindo capelas, “a estátua vai ficar numa capela logo na entrada da basílica onde está Nossa Senhora de Fátima”, disse Duilia. Ficarão uma de frente para a outra, “elas vão falar português o tempo inteiro lá”, brinca.
O cardeal O’Malley foi quem doou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ela foi entregue à irmã Liria Grande e ao padre Raphael Calvara Pinto, coordenadores do apostolado brasileiro nos EUA, no dia 30 de julho. O cardeal fala português pois obteve o seu doutorado em literatura espanhola e portuguesa pela UCA e tem grande carinho pelos brasileiros por causa de seu tempo como arcebispo de Boston.
A brasileira Valeria Lima, mora em Boston e vai viajar até Washington para participar desse momento. “É uma grande graça, uma bênção, um presente de Deus”, disse. “Vou participar não só como fiel, mas como serva do Senhor assim como Nossa Senhora”. Valéria participará do ministério de música durante a missa com “com imensa gratidão e felicidade no coração”.
Fonte: ACI Digital