Algumas cidades de Mato Grosso do Sul já registraram temperaturas mais amenas nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13). A massa de ar frio ganha força ainda ao pôr do sol, derrubando a sensação térmica e favorecendo o fenômeno da “mínima invertida”, quando a menor temperatura do dia não é registrada na manhã, mas quando a frente fria chega.
Apesar do tempo firme, com sol e nebulosidade, entre terça (14) a quarta-feira (15), o ar frio avança para as outras regiões do Estado. Há chance de chuviscos ao sudoeste, oeste, sul e sudeste, mas com pouca probabilidade de pancadas de chuva.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o avanço de uma alta pressão atmosférica pós-frontal favorece o sol e nebulosidade. Nesses dias, podem ocorrer a formação de nevoeiros e neblinas. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
São esperadas mínimas entre 12 e 15°C e máximas entre 17 e 20°C nas regiões sul, sudeste e sudoeste. Na região pantaneira, as mínimas variam entre 15 e 17°C e máximas entre 23 e 27°C. Para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 16 e 18°C e máximas entre 27 e 30°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 16 e 18°C e máximas de até 25 e 28°C.
Retorno do calor
O friozinho será rápido, pois na quinta-feira (16) está previsto o retorno gradativo da alta nas temperaturas. O sol e variação de nebulosidade permanecem pela atuação da alta pressão atmosférica. Neste dia, as temperaturas podem atingir máximas de 30 a 34°C.
Estão previstas mínimas entre 14 e 17°C e máximas entre 28 e 31°C para as regiões sul, sudeste e sudoeste. Na região pantaneira esperam-se mínimas entre 17 e 18°C e máximas entre 30 e 32°C. Para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 17 e 18°C e máximas entre 32 e 34°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas de 16a 18°C e máximas de até 32°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Frente fria sem chuvas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) retirou o alerta de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (13). A frente fria avança com a atuação de sistemas meteorológicos que impedem a formação de chuvas. A chegada do frio está prevista para as próximas horas, trazendo consigo clima seco.
A análise em tempo real indica pouquíssima precipitação nas regiões sul e sudoeste, com apenas 2 milímetros em Porto Murtinho. Outras cidades, como Caarapó, Juti, Itaquiraí e Ivinhema, registraram entre 0,2 e 0,4 mm de chuva. Conforme o meteorologista Vinícius Sperling, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), trata-se de chuviscos, e menos de 1 milímetro ainda é considerado um dia sem chuva.
“Estamos em uma situação de muita seca e baixa umidade. Hoje deve ocorrer a mínima invertida em algumas cidades, ou seja, a temperatura mínima pode não ocorrer nas primeiras horas do dia, mas sim após a passagem da frente. Campo Grande tem essa possibilidade”, explica.
Fonte: Midiamax