Prepare-se para fechar as janelas, ventos fortes aliados ao tempo extremamente seco devem espalhar a poeira em Mato Grosso do Sul. Para a tarde desta sexta-feira (2), o Inmet publicou dois alertas de perigo: um para a umidade do ar em 12% e outro para perigo de vendaval em parte do Estado.
Os alertas colocam em risco à saúde da população, ficando perigoso praticar exercícios ou trabalhos que envolvam exposição ao sol ou ao vento.
Conforme o alerta para vendaval, há chances de o vento alcançar velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. Enquanto o alerta para o tempo seco chama a atenção para umidade entre 12% e 20% em todo o Estado.
Com isso, vale destacar que ocorre um aumentos dos riscos de incêndios em decorrência dos focos de calor. Sobretudo, com os ventos intensos, as chamas podem se alastrar mais do que o normal.
Agosto mais seco que o normal
O mês de agosto é conhecido pelo clima seco e quente e, em 2024, a previsão é de massas de ar seco intensas que vão afugentar as chuvas em Mato Grosso do Sul. Além dos prejuízos à saúde, este tipo de clima agrava a situação dos incêndios florestais e urbanos.
A previsão do Climatempo é que o tempo seco continuará predominando na maior parte do Brasil, seguindo o que já está acontecendo nos últimos meses. Além disso, a tendência é que o calor aumente na região Centro-Oeste por conta da atuação mais intensa das massas de ar seco.
Previsão do tempo
A sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul será de sol, tempo firme e variação de nebulosidade. As temperaturas devem se manter acima da média, especialmente pela influência de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas.
O tempo continua aliado a baixa umidade relativa do ar. Apesar da manhã gelada, de 18°C, haverá aumento gradual da temperatura, que pode chegar a amplitude térmica de 20°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Fonte: Midiamax