Um ciclone extratropical deve amenizar as temperaturas e favorecer chuvas em Mato Grosso do Sul a partir da próxima quinta-feira (24). O sistema meteorológico deve se formar entre o Uruguai e o estado de Rio Grande do Sul.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) explica que a passagem da frente fria está associada a uma massa de ar frio de origem polar. Entre quinta e sexta-feira (25), o ciclone extratropical deve se desenvolver no oceano, na altura da costa gaúcha, e acentuará o contraste térmico entre o vento quente e úmido de norte e o ar frio de sul, intensificando as tempestades e também aumentando os volumes de chuva previstos.
Com isso, também deve acompanhar rajadas de vento acima dos 80 km/h e queda de granizo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e na sexta-feira entre Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o deslocamento da frente fria.
Segundo o prognóstico, o acumulado de chuva nas regiões pode superar os 100 milímetros. O monitoramento indica que há chances de geada fraca e isolada na região sul de Mato Grosso do Sul, como em Ponta Porã, Iguatemi, Mundo Novo e Sete Quedas.
O informativo do Climatempo destaca que a passagem do ciclone pelo extremo sul do Brasil vai deixar o mar agitado. “Esta é uma situação bastante comum. Ventos fortes provocados pelos ciclones extratropicais deixam o mar agitado e causam elevação das ondas, o que aumenta o risco de eventuais ressacas”.
Fonte: Midiamax