O Banco Central (BC) informou, na noite de quinta-feira (29/9), um incidente de segurança com dados pessoais vinculados a 150 chaves Pix sob guarda e responsabilidade do sistema de pagamentos do e-commerce Shopee. Segundo informações do correiro braziliense, o BC declarou que o vazamento de dados foi causado por “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
Houve exposição dos dados?
O comunicado afirma que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.
Em nota, a BC informa que “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
Portanto, as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
“Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, ressaltou a autarquia.
Fonte: Midiamax