Nesta segunda feira, 15, tivemos a participação da Engenheira Civil especialista em Segurança do Trabalho, Juliana Rozin Barbosa no programa noticiando 105, para tratar sobre a campanha Abril Verde.
O abril Verde é uma campanha que busca desenvolver ações voltadas à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, disseminar e conscientizar os empregadores e trabalhadores sobre a implantação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
“Treinamento adequado conforme NRs (Normas Regulamentadoras) especificas de cada setor, O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), manutenção regular de equipamento, assim como o empregado cumprir suas funções e ter bons hábitos de higiene, são algumas medidas usadas como estratégias preventivas’’, explicou Juliana. ‘’A segurança do trabalho não só protege os trabalhadores, mas ajuda também a evitar custos associados a acidentes e doenças ocupacionais, além de melhorar a produtividade e reputação da empresa’’, ressaltou.
Além de lesões físicas, podem incluir como acidentes de trabalho danos psicológicos como: situação de estresse extremo como Burnout ou até mesmo assédio no ambiente de trabalho podem resultar em trauma psicológico significativo para os trabalhadores.
Segundo a Engenheira Civil especialista em segurança do trabalho, as consequências para o empregador que não mantêm um ambiente de trabalho seguro, sendo empresa grande ou pequena assim como as propriedades rurais, podem incluir multa, interdição das atividades da empresa e até mesmo responsabilidade civil e criminal em casos graves de negligência que resultem em acidentes ou doenças ocupacionais.
Assim como o empregador, o empregado também tem responsabilidades em relação a segurança do trabalho, “devem seguir os procedimentos de segurança estabelecidos, usar os EPIs conforme orientado, relatar condições inseguras e participar dos treinamentos de segurança’’, disse Juliana. “Caso o empregado não venha a cumprir essas responsabilidades, ele pode ter advertências, suspenções ou até mesmo demissão conforme as regras da empresa, além de penalidade civil ou penal’’, esclareu.
As empresas devem entender a importância de atuar em prol da segurança e da saúde de seus colaboradores, com isso “a Solutrab está comprometida em criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para o trabalhador realizar suas tarefas com segurança, além de garantir que o empregador seja beneficiado pela tranquilidade em cumprir seus deveres e livres de multa’’, concluiu Juliana Rozin Barbosa.
A empresa Solutrab Segurança e Saúde do Trabalho está localizada na Rua 7 de Setembro, 2917.
Para mais informações entre em contato pelo telefone: (67) 9 8471-0523.
Fonte: Assessoria