Mato Grosso do Sul iniciou sua participação nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB), faturando muitas medalhas. No primeiro bloco de competições, encerrado na segunda-feira (18), os jovens atletas do Estado asseguraram 14 lugares no pódio em modalidades como ginástica rítmica, judô, tênis de mesa, taekwondo e ciclismo.
Um dos momentos mais marcantes foi a conquista da medalha de bronze por Ana Júlia Borges, campo-grandense de 13 anos, na prova de maças da ginástica rítmica. O feito é inédito para a modalidade em Mato Grosso do Sul.
“Fico muito feliz em representar e levar o nome do nosso estado para as competições. Aprendi sobre persistência, disciplina, foco e como lidar com os resultados. Foi uma experiência incrível competir com as melhores atletas de cada estado e conhecer meninas de várias regiões do país”, comentou a atleta, emocionada.
A técnica Maria Justina Gimenez, que acompanha a equipe há anos, destacou a relevância histórica da conquista. “Estou sem palavras para descrever a alegria. É a primeira vez que conseguimos um resultado tão expressivo. Foram anos batalhando para melhorar nossa colocação. Este ano, todos as três atletas da nossa equipe tiveram boas notas. É um momento histórico para a gente”, celebrou.
Ouro no judô
Outro nome que brilhou foi o da judoca Mariana Piveta Giachini, de 16 anos, de Dourados. Ela conquistou a medalha de ouro na categoria até 70 quilos e compartilhou sua alegria.
“Me sinto muito honrada por representar o MS em uma competição nacional. Foi uma experiência incrível, com organização impecável, excelente estrutura e ótimas condições de hospedagem e alimentação. Mesmo já tendo competido fora do Estado antes, esta experiência foi única”, destacou Mariana.
A atleta é beneficiária do Bolsa Atleta, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
Os Jogos da Juventude 2024, realizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), vão até o dia 28 de novembro. A delegação sul-mato-grossense, composta por 155 estudantes-atletas, é organizada e coordenada pela Fundesporte.
Até o momento, Mato Grosso do Sul faturou 14 medalhas na competição, sendo uma de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Confira os detalhes:
OURO
- Mariana Gianchini (meio-pesado) – judô
PRATA
- Maria Miziara (ligeiro) – judô
- Rafaela Silva (meio-médio) – judô
- Vitor Cabreira (pesado) – judô
- Amanda Lopes (Prova de Velocidade) – ciclismo
BRONZE
- Leonardo Kurokawa e Isadora Stello (dupla mista) – tênis de mesa
- Andre Dodero (ligeiro) – judô
- Mirella Souza (médio) – judô
- Henrique Sena (médio) – judô
- Anielly Gama (pesado) – judô
Equipe mista de judô
- Ana Júlia Nantes (maças) – ginástica rítmica
- Lucas Vieira (48 kg) – taekwondo
- Pedro Lucas Dourado (prova de velocidade) – ciclismo
Fonte: Midiamax