Em meio ao período de incêndios no Pantanal, o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu autorizar a realização de testes com uso de produtos que visem a inibição da ignição, o retardamento na propagação e/ou a extinção de fogo em processos de incêndios florestais.
A resolução 002 publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (17) é assinada pelo Imasul e Semadesc e considera a necessidade de medidas contínuas realizadas no manejo integrado do fogo com o objetivo de reduzir a ocorrência e a propagação de incêndios florestais e seus impactos negativos.
Além disso, abriu chamamento público para empresas interessadas possam aderir ao teste. O intuito é contribuir para estudos e pesquisas com vistas a melhoria nas ações relativas ao manejo integrado do fogo.
Devem ser convidados como observadores, os membros do Conselho Estadual de Controle Ambiental e os membros do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A data para os testes será definida em Portaria do Imasul.
Queimadas estão proibidas em MS
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) decidiu suspender até o fim de 2024 todas as autorizações ambientais de queima controlada, em Mato Grosso do Sul. A decisão ocorre devido ao período de estiagem pelo qual o Estado passa.
Conforme portaria 1.427, publicada em junho, ficam suspensas todas as autorizações ambientais para queima controlada, por 180 dias. A decisão inclui queimas destinadas à profilaxia de palhada da cana pós-colheita, de florestas plantadas e as de queima de restos de culturas, bem como, a sapecagem vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados.
Fonte: Midiamax