O renomado exorcista italiano padre Gabriele Amorth, que morreu em 2016 aos 91 anos, deixou um importante legado no campo da luta contra o demônio, em que se destacam algumas frases claras sobre a ação do demônio no mundo de hoje .
Apresentamos a seguir seis lições que o sacerdote deixou em seus muitos anos como exorcista.
1. “Satanás está sempre ativo. É o tentador desde o princípio”
Em uma entrevista de junho de 2004 realizada pelo vaticanista italiano Sandro Magister, padre Amorth falou sobre a situação do satanismo e a ação do demônio na cultura de hoje. “De modo geral, satanás está sempre ativo. É o tentador desde o princípio. Ele faz de tudo para que o homem peque e cada vez que o mal é feito, ele está por trás, deixando claro que é o homem quem decide livremente suas ações. Mas também existe ma ação extraordinária do maligno: e esta é a possessão diabólica”, disse naquela ocasião.
2. “O mundo está sob o poder do diabo”
No livro “O Último Exorcista”, escrito junto com o vaticanista Paolo Rodari, o padre Amorth assegurou que “o mundo está sob o poder do diabo. E junto com satanás muitos de seus profetas. Pessoas que a Bíblia chama de falsos profetas. Falso porque conduzem a mentiras e não à verdade”.
“Estas pessoas existem tanto fora como dentro da Igreja. São facilmente reconhecíveis: dizem que falam em nome da Igreja, mas falam em nome do mundo. Exigem da Igreja que assuma os papéis do mundo, e falando assim confundem os fiéis e conduzem a Igreja a águas que não são delas. São as águas do maligno”, afirmou.
3. “Satanás ataca sobretudo o papa”
Também em seu livro “O Último Exorcista”, padre Amorth destacou que “satanás ataca sobretudo o papa. Seu ódio pelo sucessor de Pedro é feroz. Eu o experimentei em meus exorcismos”. “Depois do papa, satanás ataca os cardeais, bispos e todos os sacerdotes e religiosos. É normal que seja assim. Ninguém deve se escandalizar. Os sacerdotes, religiosos e religiosa, são chamados a uma dura luta espiritual”.
4. “Invocar João Paulo II é eficaz contra o diabo”
Em maio de 2011, padre Amorth disse à ACI Prensa que São João Paulo II se tornou, nos últimos anos, “um poderoso intercessor na luta contra o demônio”. “Já perguntei ao diabo mais de uma vez: ‘Por que você tem tanto medo de João Paulo II?’. E eu tive duas respostas diferentes, ambas interessantes. A primeira, ‘porque ele desarmou meus planos’. Acredito que com isso serefere à queda do comunismo na Rússia e na Europa Oriental. O colapso do comunismo”.
“Outra resposta que o diabo me deu foi ‘porque arrebatou muitos jovens das minhas mãos’. Há muitos jovens que, graças a João Paulo II, se converteram. Talvez alguns já fossem cristãos, mas não praticantes, e depois com João Paulo II, voltaram a praticar”, disse.
5. “O demônio quer a morte da Igreja porque ela é a mãe dos santos”
Padre Amorth se referiu à campanha de difamação contra o então Papa Bento XVI, a quem alguns acusaram de encobrir abusos sexuais cometidos por membros do clero, quando na verdade foi ele quem estabeleceu a política de tolerância zero. O exorcista denunciou na ocasião que o demônio “usa” os padres para culpar toda a Igreja.
“O demônio está contra a Igreja, quer a morte da Igreja porque ela é a mãe dos santos. Combate a Igreja através dos homens de Igreja, mas com a Igreja não tem nada a fazer”, disse.
O experiente exorcista também manifestou que “o demônio tenta os homens de Igreja e então não nos deve maravilhar se também os sacerdotes, que têm todos os auxílios divinos, da oração e os sacramentos, caem na tentação. Também eles vivem no mundo e podem cair como homens do mundo”.
6. “O intercessor mais eficaz de todos é a Virgem Maria”
Em maio de 2002, questionado sobre qual intercessor é o mais eficaz de todos, padre Amorth disse à ACI Prensa que “certamente a Virgem é a mais eficaz. E quando a invoca como Maria!”.
“Uma vez perguntei a satanás. ‘Mas por que você fica mais assustado quando eu invoco Nossa Senhora do que quando invoco Jesus Cristo?’. Ele respondeu: ‘Porque me humilha mais ser derrotado por uma criatura humana do que ser derrotado por Ele’”.
Fonte: ACI Digital