Ouça a Rádio Auxiliadora Ao Vivo

InícioLeia MaisDeus aconselhou santo Ângelo sobre como fazer as homilias da Quaresma

Deus aconselhou santo Ângelo sobre como fazer as homilias da Quaresma

Deus deu um conselho a santo Ângelo de Acri (1669-1739) sobre como deveriam ser as homilias da missa no tempo litúrgico da Quaresma. O santo conseguiu encher os templos com muitos fiéis e muitos se converteram.

No livro Vidas dos Santos, do padre Alban Butler, conta-se que santo Ângelo queria ser franciscano capuchinho, mas retirou-se da comunidade em duas ocasiões por não suportar as exigências da vida. Na terceira vez que tentou, ficou e foi ordenado sacerdote. Diz-se que na sua primeira missa ele teve um êxtase.

Seus superiores o encarregaram de fazer o sermão durante a Quaresma. O santo preparou-se com muito cuidado, mas quando subiu ao púlpito faltou-lhe a memória e não sabia o que dizer. Isso lhe causou grande desânimo e ele voltou muito deprimido ao seu convento antes do fim da Quaresma.

Um dia, enquanto refletia sobre seu fracasso, ele pediu a Deus que o ajudasse. Naquele momento ouviu uma voz divina que lhe disse: “Não tenha medo. Eu lhe darei o dom da pregação.” O santo, surpreso, perguntou à voz quem era e ela respondeu: “Eu sou aquele que sou”.

Essa foi a resposta dada a Moisés quando Deus lhe pediu que libertasse o seu povo da escravidão do Egito e ele perguntou qual era o nome de Deus. “Deus respondeu a Moisés: “Eu sou aquele que sou. Eis como responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me junto de vós” (Ex 3,14).

A santo Ângelo, a voz divina disse: “De agora em diante, pregue simplesmente, como se estivesse conversando, para que todos possam compreendê-lo”. Assim, o padre deixou os seus livros de oratória e retórica e começou a preparar seus sermões com a Bíblia e diante de um crucifixo.

Aos poucos foi conquistando muito sucesso na cidade, mas não com os nobres e ricos. Um cardeal pediu que ele pregasse durante a Quaresma em Nápoles, Itália. A homilia simples do padre causou zombaria e repúdio por parte dos ricos, e durante dois dias a igreja ficou quase vazia.

O pároco local não queria que o santo continuasse com as pregações, mas o cardeal não lhe deu atenção. Isso causou um escândalo e fez com que os nobres fossem ao templo para ver o que aconteceria.

Numa igreja lotada de fiéis, o santo pediu ao final de seu sermão que orassem por uma pessoa que estava ali presente e que iria morrer. A missa terminou e, enquanto as pessoas saíam murmurando sobre esse pedido, um advogado que zombava do padre caiu morto no chão. Isso causou espanto e a fama de santidade do padre se espalhou.

As igrejas onde santo Ângelo ia pregar estavam sempre lotadas e muitas pessoas se convertiam. Ele fazia curas milagrosas, tinha o dom da bilocação, podia ler pensamentos e prever o futuro. Sua festa acontece todo dia 30 de outubro.

Fonte: ACI Digital

- Advertisment -spot_img

NOTICIANDO 105